top of page

VEGETAÇÃO LITÔRANEA

Vegetação Litorânea é a vegetação típica da região costeira. Ela está presente nos 17 estados litorâneos do Brasil. São eles: Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Vegetação:

A maior parte da vegetação litorânea está associada à Mata Atlântica, uma vez que a maior parte do seu território se localiza na zona costeira. Importa referir que a Mata Atlântica possui cerca de 20 mil espécies de plantas.

Como tipos de vegetação litorânea podemos citar as plantas que crescem nas restingas, nos manguezais, nas dunas e nas praias. São exemplos: açucena, bromélia, erva-baleeira, jurema, taboa, entre outras.

A vegetação própria dos ecossistemas aquáticos apresenta como caraterísticas o fato de ter o solo rico em sais, uma vez que seu solo fica submerso com as marés altas.

As plantas existentes nos manguezais possuem raízes aéreas (não são rasteiras), pois essas se adaptam à condição de crescerem encharcadas e lamacentas. Desta forma, as raízes dos arbustos têm forma de escora, o que serve para auxiliar a sua sustentação no solo lodoso.

Fauna:

A Fauna Litorânea diferente de outros biomas não possui muitos animais, alguns desses poucos animais são: Diversas espécies de aves e caranguejos

bottom of page