top of page

O segundo maior estado do país também é o mais populoso da região norte e oferece grandes atrativos turísticos. O estado está situado no maior corredor de florestas protegidas do mundo, com mais de 717 mil km² divididos em áreas de proteção integral, de uso sustentável e terras indígenas correspondendo a quase 57% do território do estado.

PARÁ

Como Chegar:

 

Avião

 Há voos diários partindo das principais capitais do país.
 

Carro

 Vindo do Sul e do Centro-Oeste, acesso pela BR-153 (Belém-Brasília) até Santa Maria do Pará; BR-316 e PA-391.


 Vindo do Norte, acesso pela BR-316 e PA-391.
  

Ônibus

 As empresas Itapemirim (http://www.itapemirim.com.br/) e Rápido Marajó (0800-726-7001) têm ônibus partindo de diversas cidades do país em direção a Belém.

Hospedagem:

Hotel Regente

No centro de Belém (PA), possui ampla estrutura de lazer e comodidade para eventos de negócios. Os hóspedes podem usufruir da exclusiva sauna a vapor e sala de ginástica, além de apreciar o melhor da gastronomia local, oferecida no Restaurante Trópicos, que serve almoço e jantar.

O hotel possui ainda flexibilidade, estrutura e facilidade para eventos de negócios, já que conta com moderno cyber café equipado com computadores de uso exclusivo para hóspedes e centro de eventos, que comporta até 600 pessoas.

Endereço: Av. Gov. José Malcher, 485 - Nazaré, Belém.

Agência Receptiva:

Santarém Tur

 

É uma agencia de turismo, pronta para atender os desejos dos mais diversos perfis. Operando desde o ano de 1995, a Santarém Tur é uma das mais tradicionais agências de turismo receptivo do Oeste do Pará.

Trabalham com reservas de hotéis, traslados, venda de passagens aéreas, roteiros personalizados e elaboração de excursões terrestres, fluviais e turismo comunitário. Conta com equipe qualificada no segmento de TURISMO RECEPTIVO, além de guias bilíngues com fluência em inglês, francês, italiano, alemão e espanhol. A empresa dispõem ainda de veículos (Vans, ônibus, Micro-ônibus e caminhonete 4x4) e barcos, com áreas de lazer, ar condicionado, sala de jantar, biblioteca, banheiros sociais, suítes e cozinha equipada.

http://www.santaremtur.com.br/

Pontos Turísticos:

Casa das Onze Janelas

É uma construção histórica, a antiga residência de um senhor de engenho. Hoje, abriga um espaço cultural com obras de artistas como Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi e Lasar Segall. Aproveite para curtir o belo jardim e almoce no restaurante Boteco das Onze.

Mercado Ver-o-Peso

Localizado na Avenida Boulevard Castilho Franca, na Cidade Velha, às margens da Baía do Guajará, o Mercado Ver-o-Peso está situado na cidade de Belém, é considerado a maior feira ao ar livre da América Latina, sendo um ponto turístico e cultural da cidade. O Mercado abastece a cidade com diversos tipos de alimentos e ervas medicinais vindos do interior do Pará, tendo a via fluvial como principal meio de abastecimento. Inaugurado em 1901, é um dos mercados públicos mais antigos do Brasil e foi candidato a uma das Sete Maravilhas do Brasil.

Parque Ecológico Mangal das Garças

Localizado às margens do rio Guamá, em pleno centro histórico de Belém do Pará, no entorno do Arsenal da Marinha, o Parque Ecológico Mangal das Garças foi inaugurado em 12 de janeiro de 2005. O local é pode ser definido como uma síntese do ambiente amazônico no coração da capital paraense, resultado da revitalização de uma área de 40.000 m². Os animais da região, mais de trezentas espécies de árvores nativas e as matas de várzea estão presentes no espaço

Culinária:

Açaí

Não dá pra falar em açaí sem logo já associá-lo ao Pará, afinal esse é o Estado mais famoso a produzir o fruto. No Pará ele é consumido de “forma salgada”, normalmente acompanhado de peixe frito e farinha d’água.

Vatapá do Pará

Assim como o tradicional vatapá nordestino, é feito com caldo de camarão engrossado com farinha de trigo. Pode levar um pouco de dendê ou tucupi, mas não leva peixe nem amendoim.

Sorvete Cairu

Os sorvetes da Cairu já se tornaram um símbolo do Estado. A fama não fica apenas no Pará, tanto que já foi eleita como a melhor sorveteria do Brasil. Os sorvetes têm como matéria-prima frutas típicas do Pará, muitas exóticas para quem não é do Norte, como bacuri, tapioca, taperebá, cupuaçu, muruci, castanha-do-pará, açaí, graviola, entre outros.

Curiosidades:

 

- O nome Pará originou-se do tupi, pa´ra, que significa mar, designação do braço direito do Amazonas que, de tão largo, parecia realmente um mar.

- Com uma área de 1 247 689 515 quilômetros quadrados, o Pará é o segundo maior estado brasileiro, atrás apenas do Amazonas.

- Se fosse um país, o Pará seria o vigésimo maior país do mundo. Caberia com folga em sua área países como Tailândia, Camboja, Vietnã e Laos somados.

- As maiores cidades paraenses são Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá e Castanhal.

- O maior evento do estado é o Círio de Nazaré, que reúne mais de 1 milhão de pessoas nas ruas de Belém.

- A maior ilha-fluvial marítima do mundo é a ilha de Marajó, no litoral paraense.

- O Pará é um dos estados brasileiros com maior diversidade de frutas típicas. Além do açaí, os paraenses consumem frutas como o camu-camu, a pupunha, o tucumã, o bacuri e o anajá, além de outras.

bottom of page