top of page

FLORIANÓPOLIS - SC

As belezas naturais de Florianópolis encantam a todos. O arquipélogo é formado por 46 ilhas. 32 pertencentes ao município, com mais de 100 praias distribuidas pelas ilhas e o continente.A capital de Santa Catarina reúne mistérios e lendas a mais de 6 mil anos, com as artes rupestres, passando pelos registros indígenas, até chegar nos contos e lendas de bruxas e magias de Franklin Cascaes, contatos pelos antigos moradores da região.

Como Chegar:

Avião

O Aeroporto Hercílio Luz recebe voos nacionais e internacionais, e é o principal aeroporto de Santa Catarina. Da cidade chegam e partem vários voos diários, especialmente de Guarulhos, Campinas, Rio de Janeiro e Buenos Aires. 

Carro

De Guarulhos São Paulo para a cidade de Florianópolis Santa Catarina de carro. O percurso da viagem entre as duas cidades é feito principalmente através da Rodovia Henrique Herwig, BR-376.

Ônibus

As principais empresas de ônibus que circulam em Santa Catarina são: Catarinense, Itapemirim e Pluna (que tem trajetos para outros países). É pelo Terminal Rodoviário Rita Maria que chegam e saem as linhas principais. Ele fica no centro de Floripa e seu acesso é bem fácil. 

Hospedagem:

Hotel Porto Sol Beach

Possui acesso direto à Praia da Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis e a 5 minutos de carro da Praia de Canasvieiras.

 

O hotel oferece café da manhã diversificado e piscinas adulto e infantil.

O Centro de Florianópolis está a 28 km e a Rodoviária fica a 30 km. 

 

As acomodações dispõem de varanda e estão equipadas com ar-condicionado, TV de tela plana a cabo, frigobar e secador de cabelo. Alguns quartos dispõem de banheira de hidromassagem e vista ao mar.

O Porto Sol Beach conta com quadras poliesportiva e de tênis, playground e sauna, assim como massagem em frente ao mar e estacionamento gratuito. O Wi-Fi é gratuito e há uma sala de evento e espaço para casamentos.

 

Jurerê Internacional fica a 10 km do Hotel Porto Sol Beach, enquanto que a figueira da Praça XV de Novembro e o Mercado Municipal estão a 27 km. O Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz situa-se a 35 km.

 

Endereço: R. das Buganvílias, 123 - Cachoeira do Bom Jesus

Agência Receptiva:

CGTUR 

Criada em 1992, a CGTUR está há mais de 20 anos no mercado do turismo receptivo, atuando nos principais pólos turísticos do estado de Santa Catarina junto à CVC. Com sua matriz situada em Blumenau e suas filiais em Balneário Camboriú e Florianópolis, a Cgtur se orgulha da sua equipe de profissionais, que sempre com muita dedicação e bom humor, proporcionam dias inesquecíveis aos turistas, que encontram em Santa Catarina um conjunto perfeito de belas paisagens com cenários inesquecíveis e pessoas encantadoras.

http://www.cgtur.com.br/

Pontos Turísticos:

Ponte Hercílio Luz

A estrutura que liga a Ilha de Santa Catarina ao continente foi construída em 1926, mas hoje está desativada. É a maior ponte erguida por cabos de suspensão do País. Antigamente, os 40 mil habitantes que desejassem sair da ilha em direção ao continente precisavam embarcar em balsas. O custo de construção ultrapassou o dobro do orçamento do Estado à época e só conseguiu ser pago 50 anos após a inauguração. Além da Hercílio Luz, as pontes Colombo.

Praia de Joaquina

Localizada a 15 quilômetros do centro da cidade, ela ficou famosa pela qualidade de suas ondas e já foi palco de campeonatos internacionais de surf. 

Também é na Joaquina, que ficam as famosas dunas da “Joaca”, de onde se tem uma vista incrível! Além disso, as dunas servem de palco para a prática do sandboard, uma espécie de surf na área.

Morro da Cruz

É considerado o principal mirante da cidade, proporcionando uma vista panorâmica da ilha, devido a sua altitude e localização. Com 285 metros de altitude, do seu topo é possível avistar a ponte Hercílio Luz, as duas baías, as pistas do aeroporto e grande parte costeira da ilha.

Culinária:

Pastel de Berbigão

O berbigão é um molusco típico da região litorânea de Santa Catarina. E o pastel com recheio de berbigão é uma das iguarias mais procuradas de Florianópolis, geralmente pedido como entrada da refeição principal.

Pirão de Peixe

O pirão de peixe é o resultado dos dois produtos que os manezinhos da ilha mais produzem tradicionalmente: farinha de mandioca e peixe. “Manezinho da ilha” é como se chamam os descendentes dos açorianos que colonizaram Floripa e é deles que vem a tradição gastronômica da cidade.

Esse prato é preparado com caldo de peixe, temperos e farinha de mandioca escaldada. Você pode encontrá-lo na maioria dos restaurantes tradicionais à beira da praia ou da Lagoa da Conceição.

Filé de Peixe ao Molho de Camarão

Os frutos do mar imperam na culinária da ilha, e esse prato, que pode ser consumido nos restaurantes à beira-mar, junta dois grandes sucessos: filé de peixe-frito e molho vermelho com camarão.

Curiosidades:

 

- A cidade de Florianópolis foi fundada com o nome de Nossa Senhora do Desterro.

- A região metropolitana de Florianópolis é formada pelos municípios de São José, Palhoça, Biguaçu, São Pedro de Alcântara, Antônio Carlos, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, Governador Celso Ramos e Florianópolis.

- As cidades mais populosas da região metropolitana onde está a capital de Santa Catarina são Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu.

- Ao contrário do que muitos pensam, Florianópolis não é a cidade mais populosa de Santa Catarina. A mais populosa é Joinville, no Vale do Itajaí, com 555 mil habitantes em 2014. Florianópolis possui 461 mil habitantes no mesmo ano.

- O bairro mais populoso da cidade é o Centro, seguido de Trindade, Capoeiras e Capivari. O menos populoso é o Morro do Peralta.

- A maior parte do território de Florianópolis fica na ilha de Santa Catarina, inclusive o centro da cidade. A ligação entre a ilha e o continente é feita atualmente pelas pontes Colombo Salles, Pedro Ivo Campos e Hercílio Luz.

bottom of page