top of page

Como Chegar:

Chegar a Fiji não é tão fácil, mas não é impossível. LAN, American, Qantas e Delta, entre outros, fazem o trajeto entre o Brasil e o aeroporto internacional de Nadi em duas ou três escalas.

Fiji Airways é uma companhia comum a muitos destes roteiros, com conexões e imprescindíveis code-shares em cidades-escala como Vancouver, Melbourne e Los Angeles. A sequência de voos saindo do Brasil duram a partir de 26 horas, incluindo as paradas.

Localizadas na Oceania, bem próximo a Austrália e Nova Zelândia, as Ilhas Fiji são o destino certo para quem busca belas paisagens e praias incríveis banhadas pelo Oceano Pacífico. As maravilhas naturais da região são tão impressionantes que vários filmes de Hollywood já gravaram cenas por lá, como o clássico dos anos 1980, “A Lagoa Azul”.

Barefoot Manta Island 

é uma das acomodações mais populares do arquipélago das Yasawa, tanto para mochileiros como para quem tem orçamento para um bangalô privado. Isso porque a Ilha Drawaqa, onde ele está localizado, tem duas praias lindas, é cercada por pontos de mergulho e snorkel e o hotel ainda oferece um bar animado para as noites estreladas de Fiji.

É possível chegar até o Barefoot de hidroavião ou a bordo do ferry Yasawa Flyer, que percorre a rota do arquipélago diariamente. De barco, são três horas de viagem desde a Marina de Denarau, em Nadi.

A estrutura é bastante simples, mas trata-se efetivamente de um hotel, e não de uma pousada familiar. Além de funcionários para atendê-lo 24 horas, há um bar com ‘happy hour’, aperitivos e atividades noturnas, centro de snorkel e mergulho e uma quadra de vôlei de praia – esporte muito popular em Fiji. Boias e redes estão à disposição dos hóspedes ao longo das duas praias da ilha, que ficam a poucos metros de distância uma da outra. Conexão WiFi está disponível por um (alto) custo extra, e o sinal é ruim.

O Barefoot Manta Island oferece uma dúzia de bangalôs de palha a poucos passos do mar, sendo alguns compartilhados por até quatro pessoas, outros privados com banheiro coletivo e ainda bangalôs com banheiro privado. Todos os quartos tem mosquiteiro e ventilador, o que é essencial para enfrentar o calor de Fiji e suas insuportáveis moscas

Endereço: Drawaqa Island, Yasawa Islands

Hospedagem:

Long Beach Resort 

Localizado na Ilha de Matacawalevu, o Long Beach Resort é uma pousada familiar muito simples, apesar do nome pomposo. Gerido e habitado apenas pela família ao qual pertence, é o lugar ideal para quem quer isolamento, tranquilidade e uma praia deslumbrante, sem se incomodar com acomodações básicas. Aliás, a Long Beach, como já diz o nome, é a praia mais longa das Yasawa.

Para chegar a Matacawalevu, é preciso embarcar no ferry Yasawa Flyer, que percorre a rota do arquipélago diariamente. São quatro horas de viagem desde a Marina de Denarau, em Nadi.

É composto de uma minúscula recepção, onde se vende bebidas e alguns poucos salgadinhos, uma sala de refeições e meia dúzia de bangalôs espalhados pelo jardim, a poucos passos do mar. Algumas redes e espreguiçadeiras não muito bem conservadas ficam à disposição dos hóspedes ao longo da praia. A única atividade disponível na ilha é fazer um pequeno passeio de barco até a Blue Lagoon, excelente ponto de snorkel e cercada por uma belíssima praia. Não há sinal de internet no Long Beach, mesmo que você tenha comprado um chip.

Os bangalôs do Long Beach não são os tradicionais de palha, como se vê em muitas fotos de Fiji, mas construções comuns. Há alguns compartilhados por até oito pessoas e outros privados, todos com banheiro particular. Os quartos têm ventilador, o que é essencial para enfrentar o calor de Fiji e suas insuportáveis moscas, mas a luz elétrica é fornecida por gerador e funciona apenas em determinados horários do dia, sendo desligada às 22h. A água do banho é salobra e não tem aquecimento.

Endereço: Yasawa Island, Yasawa Islands

Culinária:

Como na maioria dos países do Pacífico, a culinária fijiana é bastante baseada em vegetais e elementos naturais locais, principalmente o coco, além da pesca. É considerada uma alimentação muito saudável devido a esses elementos, e, aos nossos olhos estrangeiros, bastante exótica.

Kokoda

 

Receita melanésia tradicionalíssima do país, é uma espécie de ceviche do Pacífico: feita com peixe branco marinado em limão e sal, em que depois se mistura tomate, cebola, coentro e pimentão. O toque final é o banho de leite de côco em que a mistura toda é embebida, como se fosse uma sopa fria de peixe.

Kava 

É a bebida nacional, levemente forte e alcoólica, feita das raízes da planta sakau. É utilizada principalmente em cerimônias ou eventos importantes e sempre servida na metade de um casco de coco. Dizem os entendidos que Kava reduz a ansiedade, combate a depressão e é um ótimo redutor da pressão sanguínea.

Pontos Turísticos:

Mamanuca Islands

Um arquipélago com aproximadamente 20 pequenas ilhotas paradisíacas localizadas a oeste de Viti Levu e que são conectadas por inter-island ferry operado pela South Sea Cruises que parte diariamente de Port Denarau em Denarau Island em Viti Levu Island. Tecnicamente as ilhas mais fáceis de se visitar a partir de Viti Levu.

Yasawa Islands

Mais um grupo de ilhas localizadas perto de Nadi, porém mais afastadas do que as Ilhas Mamanucas, as Ilhas Yasawa são menos turísticas e bastante populares entre mochileiros, pois oferecem grande variedade de resorts econômicos.

Vanua Levu

A segunda maior ilha de Fiji, Vanua Levu é menos turística do que Viti Levu, e oferece grande número de atividades para o viajante que procura mais aventura. Tenha atenção especial com Natewa Bay, local para fazer excelentes mergulhos e ver golfinhos.

Curiosidades:

 

- O arquipélago de Fiji é constituído por 322 ilhas, sendo que um terço delas é totalmente desabitado;

- Principais ilhas: Viti Levu e Vanua Levu;

- Fuso Horário: + 12 horas em relação ao horário de Brasília;

- Idioma: Inglês e Fijiano;

FIJI

bottom of page