

A gesticulação e o jeito de falar exagerados, tão tipicamente italianos, são ênfases que combinam à perfeição com a infinidade de atributos que podemos, sem medo de passar do ponto, relacionar a esse país. Com uma história de quase 3 mil anos, da qual faz parte um dos períodos que definem a linha do tempo ocidental – o Império Romano –, a Itália oferece a seus visitantes cerca de 100 mil monumentos que ajudam a dar um panorama desse legado. De uma ponta a outra da adorável “bota” não faltam catedrais, palácios, fortalezas, importantíssimos sítios arqueológicos e incontáveis e sublimes obras de arte.
Como chegar:
Para quem está no Brasil, existem duas formas de chegar na Itália, de navio ou avião. As partidas de navios são infinitamente mais restritas comparadas à quantidade de companhias aéreas que oferecem o serviço de transporte para a Itália.
Já de avião, existem várias companhias que operam o trecho Brasil-Itália e a grande maioria dos voos partem do aeroporto internacional de Guarulhos em São Paulo (Cumbica) e também do Rio de Janeiro.
Algumas empresas que operam essa linha são:
-
Lufthansa, com escala na Alemanha;
-
British Airways, com escala em Londres;
-
Iberia, com escala na Espanha;
-
TAP, com escala em Portugal;
-
Alitália (Milão e Roma), com voos diretos;
-
KLM, com escala na Holanda;
-
American Airlines, com escala em Nova York
-
TAM, com voo direto.
Para quem tem receio de viajar com alguma companhia aérea cuja equipe de bordo não fala o idioma português, pode ficar tranquilo! A TAM possui um voo diário para a Itália, sempre como destino a cidade de Milão e claro, com equipe de bordo operando com o idioma português.
Em virtude do tempo de viagem, esses voos são noturnos e possuem duração aproximada de 12 horas.
Curiosidades:
- Além de Capital, Roma é a cidade mais populosa da Itália, bem como a 3ª da União Européia que mais recebe turistas.
- Os museus da cidade de Roma reúnem coleções de arte e ciência das mais prestigiadas do mundo.
- A mortadela, tão famosa no Brasil, é um embutido italiano.
- A Itália tem o único museu do mundo dedicado à máfia.
- Os panetones foram criados no século XVII, na região da Lombardia.
Hospedagem:
B&B Rochel Napoli
O B&B Rochel Napoli está situado no centro histórico de Nápoles, a 100 m da Igreja San Gregorio Armeno e a 1,3 km do Observatório Astronômico Capodimonte. Você pode desfrutar de uma lanchonete no local.
Os quartos estão equipados com TV de tela plana e banheiro privativo. O B&B Rochel Napoli oferece WiFi gratuito em toda a propriedade.
O Maschio Angioino (Castel Nuovo) está a 1,5 km do B&B Rochel Napoli, enquanto o porto Molo Beverello fica a 1,5 km da propriedade. Já o Aeroporto Internacional de Nápoles está a 4 km da propriedade.
Centro Histórico de Napoli é uma ótima escolha para viajantes interessados em igrejas, centros históricos e arte.
Endereço: Vico Maiorani, 54, 80138 Nápoles.
Agência Receptiva:
A agência está sediada em Roma e oferece assessoria especializada para brasileiros que querem conhecer e se apaixonar pelos destinos da Itália.
A agência organiza diferentes roteiros personalizado conforme o perfil da sua viagem, tudo com guia fluente em português.
Pontos Turisticos:
Ponte dos Suspiros
Criada por um arquiteto chamado Antonio Contin, no início do século XVII, ela foi trabalhada toda dentro da influência barroca trazendo consigo muito deste estilo de arte aos tempos atuais. Localizada próxima a Piazza San Marco a Ponte dos Suspiros liga dois importantes pontos da região, o Palazzo Ducale, que foi o primeiro prédio do mundo construído especificamente para ser uma prisão às Prigione Nove. Uma das curiosidades sobre o seu nome é que segundo a lenda a ponte foi intitulada assim porque antigamente antes dos prisioneiros serem mandados para a prisão eles passavam por ali e suspiravam seu último contato com o mundo externo.
Fontana di Trevi
A Fontana di Trevi (Fonte dos Trevos) deve seu nome ao fato de no passado ter sido o cruzamento de três estradas e também o ponto final do Aqueduto de Vergine. Seu projeto foi feito por Nicola Salvi que morreu durante sua execução e foi terminado por Giuseppe Pannini. A estátua central é a de Neptuno que tem ao seu lado dois Tritões, um dominando cavalo-marinho rebelde e dominando um cavalo-marinho mais manso, ambos representando o contraste das marés. A fonte está cheia de moedas pois diz a lenda que quem joga moedas na água da fonte tem seus desejos atendidos.
Coliseu
A enorme construção abrigava até 50.000 pessoas e começou a ser erguida em 72d.C e só foi inaugurada em 80d.C. A grande arena apresentava grandes combates, entre homens, entre animais e até mesmo entre embarcações. uma vez que a arena podia ser inundada. Séculos de abandono e saques transformaram-no numa casca, basicamente sem piso nem assentos. No entanto, ainda assim é uma casca e tanto, com três fileiras de colunas, dóricas, jônicas e coríntias. Projetos de restauração arrastam-se eternamente.
Culinária:
A culinária italiana é famosa em todo mundo, difícil alguém que resista às irresistíveis massas entre outras opções típicas da Itália. A massa e a pizza são os mais famosos, mas há outras especialidades tão saborosas quanto. Orégano, manjericão, salsa, alecrim e sálvia são os principais temperos dos pratos.
Tortellini de Bolonha
O Tortellini parece uma perfeita combinação dos ingredientes típicos desta região da Itália. Pedacinhos de massa fresca com ovos recheados com uma mistura moída de prosciutto, mortadela, queijo parmesão e uma pitada de noz-moscada, de formato similar ao dos cappellettis. São servidos num caldo suave de carne ou galinha, polvilhados com parmesão. Com consistência al dente, bem firmes.
Bruschetta
O conhecido aperitivo já é bem antigo, sua criação é do séc. XV. A receita original leva somente torrada, alho, pimenta, azeite e sal. Mas há muitas variações em cima dela, a mais conhecida leva tomate e manjericão, além dos ingredientes já citados.
Tiramisù
O Tiramisù é um doce típico italiano que leva como principal ingrediente o queijo tipo Marcarpone que possui de 60% a 75% de gordura, mas o gosto que se acentua na sobremesa é o do café
ITÁLIA

